sexta-feira, 5 de junho de 2009

A CULPA DE DEUS



A Culpa de Deus para um ensaio sobre o livre arbítrio

"(...) Coloco o ouvido perto da boca dele e oiço, estupefacto, um apelo para que o ajudem a morrer.
-Já não estou nem vivo nem morto. Sofro muito, não tenho palavras para o exprimir. Preciso de reencontrar um resto de dignidade, morrer apaziguado pela decisão, não ficar reduzido a um desses ratos de laboratório que se apagam cheios de "cancros experimentais", as patas para o ar, um fio de sangue pendurado dos focinhos. Ajude-me a morrer com alguma paz digna, é só baixar aquelas alavancas ou desligar os cabos de sustentação cardíaca.
Aperto-lhe a mão livre, junto as palavras que posso:
- Não condeno a sua vontade. Concordo com o direito que ela implica. Mas não estou em condições, nem físicas, nem emocionais, e muito menos jurídicas, para fazer o que me pede sem qualquer espécie de questionação, uma aceitável troca de ideias entre nós. É preciso tempo para amar, é preciso tempo
para morrer.(...)"
A Culpa de Deus - ROCHA DE SOUSA
capa de rocha de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário