quarta-feira, 20 de junho de 2012

TRÊS RIOS ABRAÇAM O CORAÇÃO

CAMILO GRAVADO A OURO

(. . .)
Camilo Castelo Branco viveu 65 anos e legou-nos muitas dezenas de livros.
Criador invulgar, viveu, meditou, amou e escreveu com uma intensidade desmedida. Haverá destino mais deslumbrante do que o deste homem de excepção, influenciado pela experiência da sua existência, legando-nos uma Obra fascinante com uma dimensão profundamente encantatória?
Nasceu a 16 de Março de 1825, em Lisboa. Imaginativo e intuitivo com uma natureza sensível, volúvel e instável. (. . .)
Vila Real, em Trás-os-Montes, recebe esta criança predestinada e precoce, contava então 10 anos de idade, ficando aos cuidados de uma tia. Aí, na Região Demarcada do Douro, sendo a mais antiga região vitícola demarcada e regulamentada do mundo, o jovem andarilho cresce, estuda e escreve. (. . .) Seguidamente, passa a viver em casa de sua irmã mais velha, em Vilarinho de Samardã. Aqui a natureza é deslumbrante e austera, propiciando a este observador exímio a sua excepcional e invulgar capacidade de transferir para o papel o seu interesse precocemente manifestado, repleto de imaginação e pormenor, sem perder o essencial, dando-lhe uma dimensão inesperada, inexplicável, mágica e misteriosa.
Mais tarde, vai para casa de outro parente, em Friúme, em Ribeira de Pena.
Continua aí os seus estudos, a sua escrita e os seus amores. (. . .)
A Vida e a Obra de Camilo têm uma dimensão inumerável. Como explicar a origem e significado dos sentimentos, equilíbrios e contradições, desobedecendo à lógica esclarecedora, ao princípio da diferenciação? (. . .)
São Miguel de Seide foi o seu último destino. Viveu aí vários anos e no dia 1 de Junho de 1890 suicidou-se com um tiro certeiro.
A sua cadeira de baloiço continua lá, imóvel, a atestar a eternidade deste gigante das nossas letras.

MANUELA MORAIS
Livro - TRÊS RIOS ABRAÇAM O CORAÇÃO
Capa - ESPIGA PINTO

Sem comentários:

Enviar um comentário