segunda-feira, 28 de maio de 2012

A TARTARUGA SONHADORA

DOURO

O Douro é ainda o Paraíso mágico que nos maravilha os olhos, fascina a alma e revigora o coração. É a porta de encantamento para uma realidade geográfica incontornável, determinante e envolvente. O Rio Douro serpenteia através das rochas e, dos dois lados em socalcos, erguem-se altas margens de montanhas adornadas de vinhas. Tem uma paisagem verdadeiramente excepcional.
Os pequenos vales estão invadidos por oliveiras, amendoeiras e árvores de fruto.
O Douro é, sem dúvida, de uma beleza e grandiosidade únicas. Será, com certeza, o recanto mais sublime da nossa Pátria. Aqui produz-se o célebre e delicioso Vinho do Porto, perpetuando um Património ímpar: de sabor, odor e cor excepcionais. É a mais antiga Região Demarcada do Mundo, com vista panorâmica esplêndida, pela sua imponente situação privilegiada de "tecto de Portugal".
Uma verdadeira viagem no tempo mantém intacta a sacralidade e a ritualidade destas encostas deslumbrantes.
É quase impossível não ter a sensação desmedida de Lugar Celestial; belíssimas montanhas atapetadas de videiras constituem o portal de entrada para outra dimensão. A nossa imaginação dispara, consciência ou estado de Ser; parece explorar e descodificar a mensagem murmurada pelos campos, procurando estabelecer contacto com o encantamento, comungando do seu verdadeiro significado.
O Douro é Sol e Lua, amor, beleza, riqueza, sabedoria, esperança e futuro. . .
Aqui estará, sem dúvida, a projecção do Céu sobre a Terra, a imagem perfeita da correspondência entre o microcosmos e o macrocosmos, lugar consagrado e indispensável para a contemplação e "plenitude de graça" que fortalece e revigora a esperança.

MANUELA MORAIS
Livro - A TARTARUGA SONHADORA

1 comentário: