Entrega do Prémio de Poesia FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES
CONVITE Assista à entrega do PRÉMIO NACIONAL DE POESIA - 2011 FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES a JOÃO DE DEUS RODRIGUES HOMENAGEM AO RIO SABOR dia 15 de Dezembro, pelas 18 h. Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro Campo Pequeno, Nº 50 - 3º Esq. - Lisboa (perto da Praça de Touros, junto ao Hotel Alif)
O Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves é uma honra para o nomeado , uma homenagem justa ao grande Escritor Fernão de Magalhães Gonçalves mas um grande louvor e generosidade a quem o instituiu - Dra. Manuela Morais,um grande coração...
A recriação da escrita e das leituras da infância do poeta surgem, neste livro, personificadas na Homenagem ao deus-Sabor, às suas gentes, e ao Reino Ancestral de Trás-os-Montes. À semelhança de Caeiro, João de Deus Rodrigues, navegando na barca da poesia, apresenta-se-nos como o "guardador do Rio", pela forma objectiva e natural como desnuda a realidade, abrindo-nos as portas do Éden. É com salutar saudade que o poeta, com a inocência dos genuínos trasmontanos, não nega o seu líquido amniótico: "Não foi o meu avó materno / Que te apresentou a mim, / À tua frente, ali, bem perto, / Como sendo tu o Mar?".
A TARTARUGA é um projecto cultural e humanista, divulga e enobrece a língua e a cultura portuguesas.
Para Platão, a inspiração poética está ligada ao entusiasmo e à posse do sentido do divino.
Para Aristóteles, a poesia, qualquer que seja o seu objecto, heróica ou satírica, e a sua forma, dramática, lírica ou épica pertence às artes de imitação. Enraizada na natureza, a poesia é o lugar de uma verdade mais filosófica e universal do que a simples exactidão histórica.
Porque a história da nossa literatura o impõe e o seu objectivo final é levar aos leitores o registo escrito do pensamento e criatividade que brotam de fontes inesgotáveis aqui estamos, cada vez mais, mostrando a nossa língua no seu melhor e demonstrando que é uma língua viva comunicante, bela e com uma identidade inquestionável.
A essência da escrita é deliciar os leitores e os autores depois da execução lírica, captando cada instante com emoções e atraídos pela maravilhosa interpretação de palavras e imagens representadas e delineadas em cada página do livro.
O Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves é uma honra para o nomeado , uma homenagem justa ao grande Escritor Fernão de Magalhães Gonçalves mas um grande louvor e generosidade a quem o instituiu - Dra. Manuela Morais,um grande coração...
ResponderEliminarA recriação da escrita e das leituras da infância do poeta surgem, neste livro, personificadas na Homenagem ao deus-Sabor, às suas gentes, e ao Reino Ancestral de Trás-os-Montes.
ResponderEliminarÀ semelhança de Caeiro, João de Deus Rodrigues, navegando na barca da poesia, apresenta-se-nos como o "guardador do Rio", pela forma objectiva e natural como desnuda a realidade, abrindo-nos as portas do Éden. É com salutar saudade que o poeta, com a inocência dos genuínos trasmontanos, não nega o seu líquido amniótico: "Não foi o meu avó materno / Que te apresentou a mim, / À tua frente, ali, bem perto, / Como sendo tu o Mar?".