domingo, 18 de julho de 2010

FERNANDO NUNES

(. . .)
Que idade tens? Cinco anos. Contemplas, com os olhos serenos de pureza, a tua irmã bebé, a Paula. Brincaram, zaragatearam e, com a energia do amor, uniram os seus corações de irmãos.
A adolescência, veloz como um relâmpago . . . E os estudos, e as primeiras paixões, e o gosto pelas actividades desportivas . . . Ah! Os sonhos que já não são sonhos mas plena felicidade. O rumor do mar, a brisa salgada e azul, a caça submarina. E, uns anos mais tarde, estou a ver-te a escalar uma falésia com a destreza de um gato, a iniciares-te na escalada desportiva.
Dos vinte aos trinta anos, trabalhas e continuas a sonhar, a praticar desporto . . . E há sempre os amigos, aliás muitos amigos. E ainda tens tempo para alguns divertimentos, para algumas noitadas . . . Cada momento tão intenso e, porque os segundos não se diluíram no vazio do esquecimento, a tua vida é real.
Já estás com trinta e um anos de idade. Desesperado, talvez estejas a chorar . . . Sentes-te no fundo de um poço inundado de trevas, porque uma doença atacou os teus olhos. Mas não te deixas afogar, lutas, encontras novas montanhas para galgar. Aprendes a conviver com a cegueira, a orientar-te com uma bengala, a utilizar um software para poderes trabalhar com o computador.
E o tempo passa, passa . . . E, subitamente, estás a frequentar o curso de formadores. Movimenta, com a agilidade de um maestro, os braços e vai ensaiando uma valsa de passos miudinhos e as palavras saem-lhe energeticamente, entusiasticamente . . . És tu, Fernando; afinal de contas, sou eu, na Fundação Raquel e Martin Sain, a ensinar outros cegos a trabalhar com o computador.
Para os meus pais, a minha irmã e toda a minha família, os meus amigos, os meus ex-formandos, enfim, todos, todos os que se têm cruzado na minha existência, que me fazem compreender agora, neste momento de transcendência, que sou um simples átomo flutuando na dança cósmica de constantes transmutações, - deixo-vos aqui, apenas, uma palavra. Bem-hajam!; que as vossas vidas sejam abençoadas.

FERNANDO NUNES - Livro de contos SOMBRAS DA ALMA
Capa - ESPIGA PINTO

1 comentário:

  1. A Luz

    O que é a Luz?
    A que entra nos olhos
    Ou a que sai do coração?

    Quem é cego?
    O que, vendo com os olhos, não vê
    Ou o que, com eles não vendo,
    O coração dele vê mais
    E nele mais a Vida se vê?

    Onde está a Luz?
    Fernando!

    J. Rodrigues Dias
    2010-07-18

    ResponderEliminar