segunda-feira, 27 de julho de 2015

ROCHA DE SOUSA







(. . .)
Eram muitas as áreas que se massificavam, ensino secundário, universidades, centenas de cursos iguais, inventados à pressa, inúteis a médio prazo, sem que a classe política percebesse que falhava nos modelos, nas orientações, permitindo a vivência de sonhos que escondiam o avanço dos desertos, o desemprego dos próprios professores, o perigo da cadeia de privatizações de sectores estratégicos importantes. Alguém já avistava no horizonte escolas vazias pela falta de alentos projectados sobre o interior, aldeias abandonadas, florestas apressada e impunemente queimadas.
Foi então que os portugueses desempregados se esconderam, começando a viajar às centenas de milhares, emigrantes outra vez, enquanto de fora chegavam vagas de candidatos ao trabalho duro, pendurando-se em andaimes de construções já sem utilidade. (. . .)


ROCHA DE SOUSA
Livro BELAS - ARTES E SEGREDOS CONVENTUAIS
Capa de ROCHA DE SOUSA




sexta-feira, 24 de julho de 2015

FERNANDO PESSOA







"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
   mas na intensidade com que acontecem.
   Por isso existem momentos inesquecíveis,
   coisas inexplicáveis
   e pessoas incomparáveis."

Fernando Pessoa



terça-feira, 21 de julho de 2015

ROCHA DE SOUSA







(. . .)
Nunca, em História de Arte ou em Arqueologia, se atingira o fim do programa, nem sequer nos capítulos relativos à Idade Média. Macedo deliciava-se com as peculiaridades da indumentária feminina em Creta, inserindo planos sobre planos a propósito da leveza da roupa, das saias curtas, brancas, e das sandálias adequadas ao conjunto - modelo para mulheres que não usavam os peitos presos e gostavam de sentir o ar afagar-lhe a pele e os cabelos. Sem garantir nada disto, apenas preso a um devaneio que se enchia de fumo e cinza, o professor mostrava, por um lado, interessar-se vivamente, entre várias fixações, quer pela civilização grega, anunciando, os avanços dessa cultura que ainda nos toca, na filosofia, nas artes em geral. (. . .)




ROCHA DE SOUSA
Livro BELAS - ARTES E SEGREDOS CONVENTUAIS



segunda-feira, 13 de julho de 2015

ANTÓNIO CABRAL







A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÃO
ANTÓNIO CABRAL

PRÉMIO NACIONAL DE POESIA
FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES












sexta-feira, 10 de julho de 2015

PEDRO SINDE







(. . .)
A luta pela santidade é talvez um dos pontos mais importantes entre aqueles que perpassam toda a obra de Agostinho da Silva. A santidade é o caminho para o Quinto Império e para aquele outro Império que será já celeste, acima e para lá da História e, por isso, inimaginável, embora não se possa confundir com utopia, que é, para Agostinho da Silva, apenas uma projecção futura com o arranjo dos elementos que se conhecem do presente. Agostinho da Silva entende que a santidade devia ser o ideal comum a todos os homens, esse é ou devia ser o seu "primeiro dever". (. . .)




PEDRO SINDE
SETE SÁBIOS PORTUGUESES
Capa de ESPIGA Pinto



quinta-feira, 9 de julho de 2015

GUIDA NUNES







QUE VENHAM TODAS AS MÃOS



Algumas pessoas nascidas e criadas em terras pequenas de Portugal vivem a política como se fosse um dos factos mais importantes da vida. Aqui não caberá explicar a razão para isto, mas sempre será necessário abordar alguns aspectos para melhor entendermos este episódio. Contudo, quando falamos de política, ela não deverá ser encarada no seu sentido amplo, de ideais ou objectivos para o mundo, as pessoas, mas de vitórias ou derrotas desta ou daquela pessoa, deste ou daquele partido. E muitas vezes não existe uma explicação plausível para estas preferências. (. . .)



GUIDA NUNES
25 SEM ABRIL



segunda-feira, 6 de julho de 2015

MAHATMA GANDHI





"Não existe um caminho para a felicidade.
   A felicidade é o caminho."


Mahatma Gandhi